17 de maio de 2011

Justine de Sade

O que é a virtude?
O que fazemos ou fazíamos de bom, como mostra a leitura acaba tornando-se sofrimento e o que façamos de ruim acaba tornando-se próspero, o mundo é dessa maneira desde que existe, pobre Justine, sofreu tanto na mão de monges  ladrões, aproveitadores, fizeram de seu corpo um nada, apenas um produto para própria satisfação, nojo dava, pobre Justine, mas no final, depois de tanto sofrimento, compensa tanta virtude?


A virtude é o que acreditamos ser correto e que de maneira alguma poderia ser mudado, mas os infortúnios da vida estão ligados a ela também, pobre de quem lê Justine e logo pensa apenas no erótico, não consegue ver a força das palavras de Sade. Como comandamos um mundo onde falamos e fazemos contrários? Como podemos falar de virtude? Como podemos ter virtude se a cada coisa que planejamos certa, acaba saindo tudo o mais errado e dolorido possível?


Pobre Justine que passou por tudo apenas para mostrar que poderia viver com sua doce virtude, e viveu, conseguiu no final uma recompensa, Julliette, foi, fez, mandou e desmandou, enriqueceu, porém também não era feliz, Justine já não tinha mais a inocência que tanto brilhava em seu olhar então como dizer onde e quem é feliz?


Virtude e felicidade, são buscas que todos ligam aos prazeres, mas não digo no erótico, falo do sorriso, da música, do pular, cantar, encantar, escrever, ler, caminhar, talvez ai sim coloquemos nossa virtude em andamento e deixemos infortúnios e devaneios de lado um pouco...


Nenhum comentário:

Postar um comentário